A Africell anunciou hoje que vai implementar tecnologias de rede Nokia em Angola. O acordo entre a Africell e a Nokia amplia a presença das duas empresas em África e sinaliza a intenção da Africell de oferecer uma rede móvel de classe mundial em Angola construída com os melhores equipamentos disponíveis quando lançar os seus serviços no final de 2021. Ao fazer a parceria com a Nokia, a Africell vai aproveitar as vantagens das mais recentes tecnologias de nuvem para alcançar ganhos de eficiência de custos de infra-estruturas compartilhadas, bem como controlo e flexibilidade aprimorados que permitem produtos e serviços altamente diferenciados.


Para a primeira fase da sua nova rede em  Angola, a Africell vai usar a rede de acesso de rádio único  AirScale da Nokia (S-RAN) em 700 sites. A rede irá suportar serviços de dados e voz de 2G, 3G e 4G e estará “pronta para 5G” através de uma atualização do software. Além disso, a Africell vai também implementar a solução de um centro de dados Nokia AirFrame para executar aplicativos baseados em nuvem, rede de transmissão de microondas  Wavence para suportar uma rede de pacotes avançada, e um sistema de gestão de rede NetAct para permitir uma visão consolidada da rede para melhor monitorização e gestão da rede. Os routers IP da Nokia para o acesso, armazenagem, interligação e núcleo completam a solução, fornecendo uma interligação escalável e a implementação de uma serviço rápido e confiável.


Como parte da implementação da rede, a Nokia também irá implementar a  Cloud Packet Core, 3G Core, Voice Core, e Registos nativos para o software da rede de núcleo, permitindo que a Africell alcance um elevado nível de flexibilidade para responder às mudanças de exigências dos clientes dimensionando as várias funções da rede de acordo com o tráfego experimentado. Como parte da solução da rede central, a Política de Responsabilidade de Controlo da Nokia oferece escalonabilidade, flexibilidade e desempenho para a vasta gama de serviços da Africell. A Africell também irá beneficiar da experiência dos serviços da Nokia para o planeamento, otimização, instalação e manutenção da rede, para ajudar a lançar serviços mais rapidamente e para garantir a mais alta qualidade dos serviços aos clients da Africell em Angola.


Younes Chaaban, Diretor Técnico da Africell, disse:A Africell é um interveniente competitivo e altamente diferenciados no mercado das telecomunicações africano. A nossa visão é oferecer serviços de dados e de voz de qualidade superior numa área em expansão em todo o continente. Para consegui-lo, precisamos de parceiros de confiança, cujas tecnologias de rede e serviços de apoio nos dê a melhor plataforma para poder atender os nossos próprios clientes. A Nokia é o parceiro certo para nós em Angola e estamos entusiasmados em trabalhar com eles para construir redes móveis de classe mundial aqui e noutros lugares”.


Rajiv Aggarwal, Chefe da Unidade do Mercado CEWA da Nokia, disse: “A Africell quer garantir a melhor qualidade de serviços com uma rede que tenha um alto desempenho desde o primeiro dia. E quer lançar serviços para assinantes individuais e clientes de empresas com a opção 5G no futuro. Estamos entusiasmados em fornecer a nossa tecnologia de rádio Single RAN multi-padrão, juntamente com o núcleo nativo da nuvem e tecnologias IP para atingir os objetivos da Africell”.


go